ENERGIA SOLAR 12

A NETUNIANO TECNOLOGIA CONTA AGORA COM MAIS ESSA NOVIDADE: ENERGIA SOLAR!

Embarcando na onda da tríade economia x sustentabilidade x tecnologia, a Netuniano Tecnologia conta também com os serviços de Energia Solar.  Em parceria com a KHRONOS DISTRIBUIDORA*, desenvolvemos projetos de energia solar como revenda autorizada, onde o conceito de seus serviços + valores atrativos e o profissionalismo, que a marca Khronos representa, se complementa com o atendimento técnico e a credibilidade da Netuniano Tecnologia como empresa de segurança eletrônica. Mas afinal o que é sistema de Energia Solar e como ela funciona?

A energia solar vem sendo utilizada em residências, comércios, indústrias, em áreas rurais e na geração de energia elétrica por meio de usinas solares, sendo uma ótima opção para economia na conta de luz, podendo chegar até 95% de economia.

Existem 3 tipos de energia solar: a energia solar fotovoltaica, a energia solar térmica e a energia heliotérmica. Cada uma atua de uma forma diferente.

A energia solar fotovoltaica (a mais conhecida) funciona por meio do efeito fotovoltaico, gerando eletricidade; a energia solar térmica utiliza o sol como fonte de energia para aquecer líquidos; e a energia heliotérmica também aquece líquidos e utiliza o vapor gerado para mover turbinas.

O funcionamento de sistemas de energia solar fotovoltaica utiliza painéis solares que captam a luz e geram, pelo efeito fotovoltaico, correntes elétricas contínuas, que são convertidas para correntes alternadas pelo inversor solar. Dessa forma, a eletricidade estará pronta para ser distribuída no local, gerar créditos de energia ou ser armazenada.

Mas vamos falar da energia solar fotovoltaica, que é o nosso foco aqui!

O sistema de geração de energia elétrica solar fotovoltaica baseia-se na utilização de painéis solares que captam a luz e, por meio do efeito fotovoltaico, geram energia elétrica, que é convertida pelo inversor solar, de corrente contínua para alternada, e, então, a eletricidade é distribuída.

Existem 3 formas de funcionamento de um sistema de energia solar fotovoltaico, que varia pelo tipo de sistema instalado:

  • sistema de energia solar conectado à rede (on-grid);
  • sistema fotovoltaico isolado ou autônomo (off-grid);
  • sistema de energia solar híbrido.

E qual a função dos painéis solares?

O Painel Solar reage com a luz do sol e produz energia elétrica (energia fotovoltaica). Os painéis solares, instalados sobre o seu telhado, são conectados uns aos outros e então conectados no seu Inversor Solar:

O Inversor Solar converte a energia solar para a sua casa ou empresa

Um inversor solar converte a energia solar dos seus painéis fotovoltaicos de corrente contínua (CC) para corrente elétrica alternada (CA). Ou seja, o inversor transforma a corrente em energia elétrica que pode ser usada em sua casa ou empresa para fornecer a energia para seus aparelhos eletrônicos como TV, computador, máquinas e qualquer outro equipamento elétrico que você precise utilizar.

E Como esta energia é gerada por você, ou seja, pelos painéis solares, não haverá custo na utilização desta. Portanto, é possível reduzir bastante a energia que você compra da distribuidora.

Porém, é importante ressaltar que cada distribuidora de energia tem as suas regras e as exigências para conectar o seu sistema de energia solar fotovoltaica na rede elétrica. Portanto chame a Netuniano Tecnologia para lhe passar uma proposta para ver a melhor solução para você de energia solar fotovoltaica.

E o melhor de tudo! O excesso de energia vai para a rede da distribuidora gerando créditos!

Após a instalação do seu sistema de energia solar, o seu relógio de luz antigo vai ser substituído por um relógio de luz novo que é “bidirecional” (mede a entrada e a saída de energia).

Esse relógio de luz mede a energia da rua que é consumida quando não tem sol e a energia solar gerada em excesso quando há uma produção maior que o consumo e é injetada na rede da distribuidora.

Dessa forma, a energia solar que vai para a rede vira créditos de energia. Os Créditos de Energia são medidos em kWh. Para cada kWh gerado em excesso pelo seu sistema solar fotovoltaico você recebe 1 crédito de kWh para ser consumido nos próximos 60 meses.

Desta forma, no final do mês quando você receber a sua conta de luz, você vai ver quanto de energia consumiu da rede e quanta energia injetou na rede. Se injetar mais na rede do que consumiu, você terá créditos de energia, garantindo mais economia na sua conta de luz.

Em outras palavras: você produz energia limpa com a luz do sol e reduz a sua conta de luz!

ENERGIA SOLAR 13
ENERGIA SOLAR 14

Alguns projetos desenvolvidos de Energia Solar – em parceria com Khronos